Avançar para o conteúdo principal

Começou o aperto às nossas liberdades.

Acordo de Schengen: países participantes (a azul)

O melhor de um bloco de comercio livre é a união aduaneira e de fronteiras. O Acordo de Schengen, no qual Portugal participa, assegura que podemos ir viver até à fronteira da Rússia e trabalhar num outro país, e passar a fronteira todos os dias, se necessário. Um português pode viver em Espanha e trabalhar em Portugal, como acontece a muitos que vivem em Badajoz e trabalham em Campo Maior, na Delta Cafés. Sem filas a atravessar a fronteira, sem barreiras à entrada, um português ou um italiano podem escolher onde querem viver, nos países que participam no Acordo, tendo apenas em conta as suas preferências pessoais ou variáveis económicas — onde ganham mais, onde pensam que podem educar melhor os filhos, onde vive e trabalha o seu cônjuge, onde respiram melhor ar. Sem vistos nem nada de bilhetes de identidade azuis (quando por cá os havia).

Depois dos atentados de Paris, a União Europeia vai rever muitas das nossas liberdades. Seja na Internet ou na rua. Muito convenientemente para os que pretendem condicionar a vida de todos os cidadãos através de estímulos externos. Sim, dos marxistas. A liberdade política e económica assegura a prosperidade, mas limita o poder de os marxistas intrudirem na nossa vida e nos espetarem o seu veneno pérfido. E, com liberdade, os incumbentes políticos e económicos podem ser despojados pelos insurgentes — pelas empresas que nascem, pelas novas ideias políticas, pelos movimentos de cidadãos livres.

Duas pernas são necessárias para a corrida, e também dois pilares são necessários para fazer o caminho. Um coxo coxeia, não corre. As duas pernas são necessárias para manter o ritmo que permite competir. As duas liberdades são estas pernas.

Pois o Acordo de Schengen vai ser revisto. Menos liberdade política para os europeus, um passo na direção errada e lá fica coxa a Europa. Mais coxa. Depois de tanta regulação económica e de tanta vigilância aos cidadãos, o regime está coxo das duas pernas. Admiram-se que estejamos à beira de uma recessão pelas estatísticas oficiais, e bem inseridos numa pelas estatísticas reais, sem aquelas habituais tricas e truques de alpaca?

Um marxista não deixa desperdiçar uma boa crise. A União Europeia vai, através dos seus burrocratas, que de tudo desconfiam e que tudo tentam atrapalhar, mandar cá para fora mais uma catrefa de regulamentos que espartilharão e dificultarão as nossas vidas. Os culpados destes atentados serão ignorados, quem os denuncia será silenciado e as vítimas celebradas com lágrimas de plástico. E, a permeio, os cidadãos inocentes acabarão mais agrilhetados e manietados na sua liberdade de expressão. Tudo, é claro, à conta da nossa própria segurança e para nosso bem.

Conversa para bom dormir. É bom que acordemos antes que nos vejamos amarrados à cama.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.