Avançar para o conteúdo principal

Sobreviver

Passado ou futuro?

A Europa tenta sobreviver à alteração das condições mundiais. Temos um balão de oxigénio através da baixa dos preços do petróleo e, como diz o príncipe saudita Alwaleed bin Talal, o petróleo nunca mais será visto a 100 dólares por barril. Há que aproveitar esse balão. Apenas a Noruega tem que se queixar e no Reino Unido, que tem as extrações do Mar do Norte, terá ainda de fazer as contas para saber se lhe calhou bem ou mal. O mundo velho está a morrer e um mundo novo, longe de ser admirável, nasce.

Como consequência dos atentados de Paris — os muito convenientes atentados — vai mais um ataque às nossas liberdades. Pelo pecador paga o justo e os interesses de cima mandam que todos sejamos suspeitos de jihadismo. Se atacarmos o Islão seremos ajudantes dos jihadistas. Se atacarmos os poderes e as oligarquias que se instalam, seremos iguais aos jihadistas. Se não nos conformarmos com estas perdas de liberdade e de privacidade, então somos jihadistas e com algo a esconder.

O Remoques será orgulhosamente jihadista, nessa definição de jihadismo. Queremos liberdade e privacidade. Que todos sejamos insuspeitos até prova em contrário. Que os serviços secretos façam o seu trabalho sem que a minha privacidade e a do leitor sejam postas em causa sem causa provável. Eles podem dizer que não sabem fazê-lo sem escutar tudo e todos. Eu contraponho que os ensino a fazê-lo.

Eu tenho algo a esconder. Eu e o leitor. Não fechamos a porta da casa de banho quando a usamos? Se o leitor acha que não tem nada a esconder, pode-me dar a sua senha do seu correio eletrónico, e eu prometo que apenas leio o que recebe, sem nada escrever em seu lugar. Se acha que isso é inadmissível, como eu acho, sabe que tem algo a esconder, como eu tenho. E que não é nada ilegal. É reservado a si e aos seus. Numa palavra, é privado, e não é da conta de serviço secreto nenhum.

Onde falta liberdade instala-se o medo. Sim, o medo de que alguém nos trame, justa ou injustamente, porque tem o poder de o fazer. Medo de julgamentos sumários, de execuções extra-judiciais, de justiça manietada. Medo de governos tiranos, de funcionários discricionários. Medo de pensar, e de ver o Mundo de forma diferente à da oligarquia vigente.

Não é esse mundo que qu quero para mim, e não quero legar esse mundo aos meus filhos. Os meus pais viveram nesse mundo. Eu nasci nele, mas cresci em liberdade de consciência, a que ganhámos depois de 25 de Novembro de 1975. Não quero nem ditaduras nem ditabrandas socráticas. Quero liberdade para pensar, para falar, para procurar influenciar os meus concidadãos e para viver a minha vida como quero, sabendo que em nada desejo entrar nas liberdades de outrem.

A velha Europa, a do individualismo e das liberdades, está a morrer, envenenada intencionalmente pelos eurocratas. É altura de mudar de ares, de mudar de alianças. A nova Europa mostra-se e avança, e em nada me agrada. Temos um ano. Depois será tarde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.