Avançar para o conteúdo principal

Quando te faltam ideias, copia e melhora as dos outros


https://www.portal-gestao.com/images/artigos_k2/recibos_verdes.jpg
Recibos verdes: a empresa paga 1230, tu recebes 450

O PS quer, segundo o jornal I, proceder a uma «revisão das regras para determinação do montante das contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores a recibo verde, que passa a ser calculado exclusivamente com base nos rendimentos efectivamente auferidos.»  Está no programa de governo do PS, coisa que aliás é quase sempre uma vaga carta de intenções.

Não só estou de acordo, como conclamo a que a Maioria PSD/CDS o faça já, promulgue a lei em menos de um mês e dê o devido crédito ao Parttido Socialista, agradecendo por, pelo menos uma vez, apresentar uma boa ideia.


É, no entanto de salientar que o PS é vago no que define serem as regras.  Estranhamente vago.  Diz apenas que terá o montante das contribuições a pagar por um trabalhador a recibo verde como referencial «os meses mais recentes de remuneração».  Talvez os doze meses anteriores, como hoje?  Deixa sempre uma porta a nada fazer dizendo que fez.

Que tal fazer com que a contribuição do mês seja uma percentagem fixa e conhecida da soma das receitas do mês anterior?  Como se faz no Brasil ou na Espanha?

É claro que quando os portadores de recibos verdes vêem 29,75% para a segurança social + 25% para o IRS e 23% para o IVA irem de uma assentada perguntarão qual é o tamanho da carraça que lhes anda a sugar.  Mas isso é a situação presente: a exploração do cidadão pelo Estado.  E não vai mudar.  Mas, ao menos, quando a atividade baixa, o castigo de saber como pagar a Segurança Social (especialmente de dinheiro que não se recebeu) é muito menor.

O resto das medidas da notícia são uma catástrofe para as finanças públicas e para a produtividade nacional.  Nisso o PS não foge à sua regra.  E isso não é de admirar: um relógio partido ainda assim está certo duas vezes por dia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.