Avançar para o conteúdo principal

Quem cochicha o rabo espicha.

Se o Tratado é tão bom, porque é que não se discute?


Sou a favor de comércio livre.  O comércio livre permite a paz entre as nações, mais do que qualquer iniciativa de paz.  Só por exemplo, desde que as fronteiras entre Portugal e Espanha passaram a ser um mero risco num mapa, nunca mais se falou por lá em completar El Carón, invadindo Portugal.  Isso chegou a ser aventado no tempo de Franco, quando havia contrabando e taxas alfandegárias.

Não sou contra tratados de comércio livre.  Até acho que deveríamos ter mais.  Com todas as nações do Mundo.  Tratados simples e com poucas cláusulas.  No fundo, apenas precisamos de dizer duas coisas: que não haverá taxas alfandegárias entre Portugal e X e que os produtos de X que entrarem em Portugal cumprirão a lei portuguesa e vice versa.  Podemos também promover a livre circulação de pessoas, eliminando vistos de entrada e de trabalho.  E promover os investimentos, garantindo que os empresários portugueses em X não serão espoliados, dando a mesma garantia aos empresários de X em Portugal.

Teríamos muitos lucros em fazer esse tratado com a Rússia, mas a União Europeia não nos deixa.  A Rússia tem matérias primas e inteligente mão de obra.  Portugal tem, quando deixam, excelentes encarregados e operários, com grande capacidade de inovação.  Tem terras agrícolas e excelentes agricultores.  Apimente-se com gestores de topo alemães e teremos crescimentos de 7% durante dez ou vinte anos.

Se o TTIP (Trans-Atlantic Trade and Investment Partnership) é tão vantajoso, porque é que se dão piruetas e minuetes para que este não seja discutido hoje no Parlamento Europeu?  Porque é que o texto do acordo não é disponibilizado para um ou dois meses de consultas públicas?  Morrerá alguém se fizermos isto?

Porque é que o acordo tem quase trinta capítulos quando, de acordo com Edward Snowden, apenas cinco versam sobre comércio e investimento?  De que falarão os outros vinte e tal?  Estamos a falar de um acordo de comércio livre ou de algo mais, com legislação subreptícia?

Tem a certeza de que quer deixar a sua vida ser decidida por políticas opacas, na qual você não é tido nem achado?  Isso é o método União Soviética, aberração na qual a União Europeia se tornou.  E eu não gostei nem gosto da União Soviética.  Prezo demais a minha liberdade, a soberania dos eleitores e a mordomia dos eleitos.

Referências:

  1. EXCLUSIVE: EU Chiefs Attempt to Stop TTIP Debate
  2. The Scariest Trade Deal Nobody's Talking About Just Suffered a Big Leak
  3. Burros em dólares ou burros em euros? 
  4. Vou fazer uma pergunta 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Morra aos 70. Não fica cá a fazer nada. Dizem os democrápulas.

Um sistema público e universal de pensões e de saúde mais cedo ou mais tarde terá de dar nisto: na limitação de vida das pessoas.  O que os democrápulas americanos chamam «aconselhamento de fim de vida» é mesmo isso: aconselhar as pessoas que já estão a tornar-se um peso no sistema (e que tendem a ter juízo e a votar conservador) a abdicar da sua vida e a deixarem-se matar. Que ideia exagerada, painéis de morte! Não há nenhum sistema público de saúde ou de pensões que não venha a ser arrebentado por dentro pelo hábito persistente de as pessoas se deixarem viver mais anos na vã esperança de que os seus netos se resolvam a sair da casa dos pais e a constituir família antes do aparecimento das primeiras rugas neles. Como as mulheres portuguesas não querem ter filhos (e não me venham com essa do não podem ou do teriam se...), o sistema de segurança social teria cinco anos a funcionar.  Teria se a guerra não viesse entretanto, como estou convencido de que virá. No fundo isto funci

Partido libertário em Portugal?

Partido Libertário Português Ao que parece, alguém criou um tal Partido Libertário Português. Estava à procura de partidos libertários na Europa quando dei com isto. Parece ser criação recente e, além da tralha no Livro das Fuças , não parece ser dotado ainda de personalidade jurídica. Não escondo que se fosse britânico o UKIP teria o meu voto; mas nunca, sendo francês, votaria na Frente Nacional. A Frente Nacional é estatista e tão neo-totalitária como os comunistas. Nada de bom advirá dela. O UKIP, por seu turno, é liberal e, como eu, defende um estado pequeno. Esta entrada num dos blogues do The Spectator diz tudo: a Frente Nacional é estatista, o UKIP libertário. Termino com um vídeo de Nigel Farage, o eurodeputado estrela do UKIP onde acusa consubstanciadamente da União Europeia de ser o novo comunismo. Com carradas de razão.

Vou fazer uma pergunta.

Isto de subir o peso do Estado, de nos fazer pagar mais impostos para manter os privilégios de alguns e os empregos de demasiados funcionários públicos, e de sufocar as empresas com regulações e autorizações e alvarás e licenças é: Neo-liberal? Neo-totalitário? Perfeitamente imbecil? Note-se que pode escolher duas respostas, desde que inclua nestas a terceira.